O Concurso Nacional Unificado (CNU) oferece mais de 6 mil vagas em níveis médio, técnico e superior, com salários até R$22 mil. A primeira fase será em 5 de maio em 220 cidades, com 21 órgãos disponibilizando 6690 vagas. Chamado de “Enem dos concursos”, o processo tem seus principais pontos destacados no edital:
As vagas são agrupadas em oito blocos temáticos, abrangendo diversas áreas, e uma única inscrição permite concorrer a postos em órgãos do mesmo bloco.
A prova será realizada em um dia, dividida em dois turnos. Pela manhã, os candidatos farão provas de conhecimentos gerais ou Língua Portuguesa, e discursiva ou redação, dependendo do nível. À tarde, serão as provas de conhecimentos específicos ou Noções de Direito, Matemática e Realidade Brasileira.
Os resultados preliminares sairão em 3 de junho, com o resultado final em 30 de julho. A convocação para posse e curso de formação começa em 5 de agosto.
Os grupos temáticos têm provas diferentes, mas o conteúdo é igual para todos os cargos.
No entanto, os pesos variam conforme o cargo desejado.
Não é possível se inscrever em mais de um bloco, mas é possível selecionar de 1 a todos os cargos disponíveis dentro do bloco, indicando a ordem de preferência.
Quem for convocado para um cargo de menor preferência permanecerá na lista de espera para os mais preferidos.
A cidade para a realização das provas é escolhida na inscrição, sem relação com o polo de trabalho.
Mesmo convocado para vagas temporárias, o lugar na lista para cargos efetivos é garantido.